sábado, 11 de setembro de 2010

Terceiro Sinal

Por Diego Mendes
http://blogvacapreta.com/wp/terceiro-sinal-10-09-by-diego-mendes-2/


Quem disse que tricô não é coisa de homem? ‘Novelo’ prova o contrário.

Bem-vindos(as), queridos(as) leitores(as)!

Após uma semana de clima frio e chuvoso, pelo menos na cidade de São Paulo, o sol voltou a brilhar na tarde desta quinta-feira (09/09/2010), o que me motivou bastante a sair debaixo do edredom e dar as caras pela metrópole.

Por conta do feriado de 7 de setembro e dos compromissos profissionais que tive esta semana, ainda não tinha assistido nenhum espetáculo que realmente fizesse meus olhos brilharem, até que a convite do queridíssimo amigo Fábio Cadôr, fui assistir Novelo, um espetáculo lindíssimo e que emociona todo o público através do texto inédito escrito por Nanna de Castro, dirigido por Zé Henrique de Paula, que também assina a cenografia da peça, e composto por atores extremamente cúmplices em cena, que dão vida a cinco irmãos com personalidades completamente diferentes e bem definidas.

- Escrever este texto me fez dançar umas valsas com meu preconceito. Sou da geração que cresceu ouvindo o bordão: homem é tudo igual. Imaturos, egoístas, insensíveis, rasos, mulherengos, ausentes, dispensáveis – diz Nanna de Castro.

NOTA: Todo o serviço da atração aqui citada se encontra no fim do post.

A história se passa na sala de espera de um hospital público. Após 20 anos, Mauro, o primogênito, recebe um telefonema do hospital anunciando que um senhor, seu pai, está internado na UTI com a saúde comprometida, o telefone do filho estava num papel em seu bolso. Os cinco irmãos reúnem-se para ter uma última palavra com aquele que os abandonou na infância. Mauro cuidou de João Pedro, Zeca, Maurício e Cláudio, visto que além do sumiço do pai a mãe havia falecido. Eles discutem suas diferenças e abrem seus corações durante esse reencontro.

Quem dá vida a Mauro, é o ator Flavio Baiocchi, que é o mais zeloso dos irmãos e assim como um pai herói, busca sempre proteger a relação entre os irmãos e os aproximar. Alexandre Freitas interpreta Maurício, que sofre com o alcoolismo, um homem triste, perturbado por suas desventuras e magoado com o pai. Elvis Shelton é João Pedro, um homem mais delicado, cauteloso e distante da família, seu intelecto o deixa cada vez mais longe das discussões entre os irmãos, porém completa o mesmo sentimento que cada um tem pelo outro. Fábio Cadôr vive Zeca, um homem um tanto bossal e sem escrúpulos, cheio de sarcasmo e ironia em suas palavras. Flávio Barollo interpreta Cláudio, o mais novo e descolado dos irmãos, o ator da família, especulado sempre pelos outros por ter uma namorada, que também é atriz, e herdar os trejeitos do irmão João.

Todos os atores fazem passagens incríveis entre a infância e suas idades atuais durante todo o espetáculo, várias vezes voltam ao passado alterando a voz e suas expressões. A iluminação, que é assinada por Frans Barros, também é alterada todas as vezes que essas passagens de tempo acontecem, climatizando bem o hospital e o espaço que os atores ocupam quando mudam a cena. O figurino é de Mário Queiroz, e caracteriza muito bem cada personagem. A direção musical de Fernanda Maia caiu muito bem para Novelo, pois a trilha sonora ajuda a compor o ambiente perfeito para cada cena.

- Para mim, a peça é um mergulho na memória daquela que é a mais ancestral e eterna instituição humana. A família. Esse novelo que dá titulo à peça. Novelo que pode, com duas agulhas na UTI de um hospital, acalmar os corações sofridos de cinco irmãos que vão dizer adeus a seu pai – diz Zé Henrique de Paula.

Novelo encerra sua temporada no Teatro Augusta na próxima semana, com sessões nos dias 15 e 16/09/2010, depois reestréiam no Espaço Parlapatões, na Praça Roosvelt, onde ficarão em cartaz até dia 28 de outubro, todas as quartas e quintas. Vocês podem conferir um trecho do espetáculo no vídeo abaixo.

Eu assisti e recomendo!

Até a próxima semana e tenham todos um bom espetáculo!

Serviço

Espetáculo: Novelo
Local: Teatro Augusta até 16/09/2010 – Espaço Parlapatões a partir de 22/09/2010
Horários: Quarta e quinta às 21h00
Ingressos: R$30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário